No próximo fim de semana chegaremos ao final de mais um ano das edições dos campeonatos estaduais, agora vamos a um pergunta bem direta, qual a importância atualmente dos campeonatos estaduais para os grandes times?
Gradativamente vimos após os anos 90 os estaduais perderem força, muito pelo extenso calendário do futebol brasileiro, mas também pela própria falta de competitividade. Juntando a esta análise a postagem anterior analisando a questão dos times que disputam a Libertadores também disputarem a Copa do Brasil, o que um dia já foi "grande" estadual estará mais uma vez sendo bem espremido. Cabe ressaltar que o incentivo financeiro dos estaduais é pequeno e os times em sua maioria optam por times "reservas" ou "mistos" para preservar seus melhores jogadores para competições maiores e só vão com 100% nos clássicos. Falando em clássicos chegamos o “X” da questão, pois apesar de tecnicamente perder para muitos campeonatos estaduais, o Campeonato Carioca ainda tem seu charme e creio que seja pelo recheio de vários clássicos.
Resumindo os estaduais precisam se reinventar para não ser extintos ou estagnar nesse conceito de laboratório para outros campeonatos.
Calendário já!
Calendário já!