sexta-feira, 6 de maio de 2011

Taça Libertadores x Copa Do Brasil

         Vamos inaugurar o blog já com uma discussão sadia.         
        Após a rodada das oitavas de final da Taça Libertadores 2011 os amantes do futebol brasileiros se pegaram surpreendidos com a eliminação de mais 4 brasileiros (o Corinthians já tinha sido eliminado na fase preliminar) na competição. Esses resultados levam a seguinte questão, os quatro melhores clubes brasileiros (analisando pelo último brasileirão) e o atual campeão da Libertadores tem um único campeonato fora do âmbito estadual para disputar até o final do ano, cenário que tem sido assim desde 2001 quando a CBF excluiu os clubes que estão disputando a Libertadores da Copa do Brasil. 
        Agora o questionamento é se os clubes que disputam a Libertadores não estão sendo punidos com essa exclusão? Comentários circulam pela rede que a CBF já estuda a possibilidade dos clubes que estiverem disputando a Libertadores voltem a disputar a Copa do Brasil no mesmo ano, mas aí caímos na questão do exaustivo calendário do futebol brasileiro, afinal de contas jogadores não são máquinas.
        Tentando trazer um pouquinho do organizado futebol europeu para o Brasil, na Espanha a Copa do Rei (Copa do Brasil espanhola) acontece durante toda a temporada e não apenas durante seis meses como no Brasil, e com atenuante dos grandes times entrarem após as fases preliminares. Ta certo não resolve, mas poderia ser essa a saída para os times não serem prejudicados pela exclusão da possibilidade de disputar um título em troca de outra disputa.
         Cabe ressaltar ainda que estaríamos no primeiro semestre, ou no segundo, dependendo se o time disputa a Libertadores ou a Sulamericana, com um número de jogos superior, mas aí também cabe a Comembol rever seus dois campeonatos que acontecem simultaneamente para times de outros países (Estudiantes, Velez, LDU e etc..) participar de ambas as competições, mas como a política na Comembol é pior que na CBF, essa parte acho muito difícil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário